Técnico em Secretariado

Objetivos do Curso

O Curso Técnico em Secretariado forma um profissional que atue com dinamismo, gerenciando as mais diversas situações, de maneira compreensível, ética e responsável, bem como assessore diferentes setores e pessoas, coordene equipes, gere fluxo de informações da empresa e atue junto ao público interno e externo.


Critérios de Avaliação

A avaliação é considerada como processo de construção do conhecimento combina procedimentos de avaliação de competências que se realiza de forma contínua, envolvendo teoria e prática.
O resultado é expresso pelos pareceres Apto e Não Apto.
Quando o aluno, após as atividades de recuperação desenvolvidas durante o processo for considerado Não Apto, a escola oferece uma nova oportunidade, sendo retomados os conteúdos mínimos que propiciem aquisição de conhecimentos básicos para promoção da etapa seguinte: os estudos adicionais.
No período de estudos adicionais, são retomadas as competências significativas para a promoção do aluno.
A Escola exige do aluno o percentual de 75% de frequência nas atividades curriculares, conforme legislação vigente, oferecendo-lhe atividades compensatórias e presencias de infrequência.


Estágio

O estágio curricular obrigatório oportuniza a vivencia da integração entre a teoria e a pratica fora do ambiente pedagógico.
É realizado no terceiro semestre do curso, empresa ou propriedade de setor público ou privado que exija ou necessite de um profissional na área de secretariado.
O estágio é realizado sob a orientação do professor da disciplina de Orientação de Estágio e deve ter a duração de 200 horas.


Perfil Profissional de Conclusão

O Técnico em Secretariado atende ao público e assessora chefias em empresas públicas, privadas e do terceiro setor.
Utiliza tecnologias e comunicação nas diversas formas, inclusive em língua estrangera. Organiza arquivos e sistematiza documentos técnicos. Atuam no planejamento, execução e avaliação de eventos.

É um profissional ético, preocupado com o meio ambiente, proativo e responsável, trabalha em equipe, valoriza a produtividade e qualidade no local de trabalho, mantendo postura adequado no exercício da profissão.

O Técnico em Secretariado terá com competências:
  • Viabilizar aprendizagem de conhecimentos e competências essenciais para o exercício da profissão, investir no uso de tecnologias educacionais que remetem o aluno às mudanças continuas das áreas de atuação.
  • Formar profissionais capazes de interagir nas diversas situações do mundo do trabalho.
  • Exercer funções gerenciais, condomínio sobre planejamento, organização, direção e controle.
  • Proporcionar condições de alto desenvolvimento no Eixo Tecnológico Gestão e Negócios, propondo inovações para incorporar novos métodos e técnicas que respondam às situações cotidianas e inusitadas com criatividade, assertividade, flexibilidade e adaptabilidade.
  • Proporcionar a todas as áreas de Santa Maria e região melhores condições de atendimento ao cliente, colocando-lhes a disposição profissional tecnicamente qualificados.
  • Conhecer os conteúdos básicos do direito, bem como trabalhar a legislação civil, empresarial, trabalhista, previdenciária e constitucional numa perspectiva de apoio aos serviços de secretariado.
  • Fornecer alimentos técnico-jurídicos para o exercício pleno da profissional e vida social critica Tornar um profissional ético, proativo, responsável, com uma visão holística, flexível e de bons relacionamentos interpessoais.


Grade Curricular

CH
1º SEMESTRE
CH
2º SEMESTRE
CH
3º SEMESTRE
30hDIREITO E LEGISLAÇÃO I*30hDIREITO E LEGISLAÇÃO II30hINFORMÁTICA III
30hESTATÍSTICA I*30hESTATÍSTICA II30hPORTUGUÊS INSTRUMENTAL II
45hINFORMÁTICA I*45hINFORMÁTICA II*30hMETODOLOGIA DA PESQUISA III
45hINGLÊS INSTRUMENTAL45hESPANHOL INSTRUMENTAL15hORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR
30hPORTUGUÊS INSTRUMENTAL I*30hMATEMÁTICA FINANCEIRA II30hSEGURANÇA DO TRABALHO
30hMATEMÁTICA FINANCEIRA I*15hMETODOLOGIA DA PESQUISA II*
30hPRÁTICA SUPERVISIONADA EM SECRETARIADO 
15hMETODOLOGIA DA PESQUISA I*30hORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL II


30hORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL I*45hTÉCNICAS EM SECRETARIADO II


30hÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS30h

PSICOLOGIA



45hTÉCNICAS EM SECRETARIADO I*30hREDAÇÃO EMPRESARIAL

30hCONTABILIDADE GERAL15hORGANIZAÇÃO DE EVENTOS