Técnico em Secretariado


Objetivo do Curso


O Curso Técnico em Secretariado forma um profissional que atue com dinamismo, gerenciando as mais diversas situações, de maneira compreensível, ética e responsável, bem como assessore diferentes setores e pessoas, coordene equipes, gere fluxo de informações da empresa e atue junto ao público interno e externo.



Critérios de Avaliação


A avaliação é considerada como processo de construção do conhecimento combina procedimentos de avaliação de competências que se realiza de forma contínua, envolvendo teoria e prática. O resultado é expresso pelos pareceres Apto e Não Apto. Quando o aluno, após as atividades de recuperação desenvolvidas durante o processo for considerado Não Apto, a escola oferece uma nova oportunidade, sendo retomados os conteúdos mínimos que propiciem aquisição de conhecimentos básicos para promoção da etapa seguinte: os estudos adicionais. No período de estudos adicionais, são retomadas as competências significativas para a promoção do aluno. A Escola exige do aluno o percentual de 75% de frequência nas atividades curriculares, conforme legislação vigente, oferecendo-lhe atividades compensatórias e presencias de infrequência.



Estágio


O estágio curricular obrigatório oportuniza a vivencia da integração entre a teoria e a pratica fora do ambiente pedagógico. É realizado no terceiro semestre do curso, empresa ou propriedade de setor público ou privado que exija ou necessite de um profissional na área de secretariado. O estágio é realizado sob a orientação do professor da disciplina de Orientação de Estágio e deve ter a duração de 200 horas.



Perfil Profissional de Conclusão


O Técnico em Secretariado atende ao público e assessora chefias em empresas públicas, privadas e do terceiro setor. Utiliza tecnologias e comunicação nas diversas formas, inclusive em língua estrangeira. Organiza arquivos e sistematiza documentos técnicos. Atuam no planejamento, execução e avaliação de eventos. É um profissional ético, preocupado com o meio ambiente, proativo e responsável, trabalha em equipe, valoriza a produtividade e qualidade no local de trabalho, mantendo postura adequado no exercício da profissão. O Técnico em Secretariado terá com competências: Viabilizar aprendizagem de conhecimentos e competências essenciais para o exercício da profissão, investir no uso de tecnologias educacionais que remetem o aluno às mudanças continuas das áreas de atuação. Formar profissionais capazes de interagir nas diversas situações do mundo do trabalho. Exercer funções gerenciais, condomínio sobre planejamento, organização, direção e controle.Proporcionar condições de alto desenvolvimento no Eixo Tecnológico Gestão e Negócios, propondo inovações para incorporar novos métodos e técnicas que respondam às situações cotidianas e inusitadas com criatividade, assertividade, flexibilidade e adaptabilidade.Proporcionar a todas as áreas de Santa Maria e região melhores condições de atendimento ao cliente, colocando-lhes a disposição profissional tecnicamente qualificados.Conhecer os conteúdos básicos do direito, bem como trabalhar a legislação civil, empresarial, trabalhista, previdenciária e constitucional numa perspectiva de apoio aos serviços de secretariado. Fornecer alimentos técnico-jurídicos para o exercício pleno da profissional e vida social critica Tornar um profissional ético, proativo, responsável, com uma visão holística, flexível e de bons relacionamentos interpessoais.



Grade Curricular